O mais maravilhoso da INTERNET e do celular é que ele transformou todos os seres humanos em criadores de conteúdos e mensagens
O mais maravilhoso da INTERNET e do celular é que ele transformou todos os seres humanos em criadores de conteúdos e mensagens. Antes, só os donos dos meios de comunicação, como emissoras de rádio, emissoras de televisão, jornais ou gráficas, fossem eles pessoas físicas, jurídicas ou governamentais, era que tinham voz, ou escolhiam a quem davam voz, texto e imagem, então com o correio, a fotografia e as cassetes, foi possível a cada ser humano expressar-se, o seu pensamento percorrer distâncias, perdurar no tempo. Hoje isso é possível, imagens e palavras podem ser enviadas em tempo real, de qualquer lugar do mundo, e perpetuá-las, captamos o que parecia impossível, o tempo, nossos conteúdos podem superar idiomas, ou distâncias.
Mas o rádio, a imprensa, a televisão, que ainda estão nas mãos dos ricos ou dos governos, que ainda são os que instituem ou destituem governantes, fazem denúncias, pressionam por justiça, são na verdade o primeiro poder do Estado, como nós sempre foram, desde 1776 quando nasceram os Estados Unidos, quando as pessoas têm que votar para eleger ou ser eleito, ou 1917 na Revolução Russa, e embora a mídia diga que eles são o quarto estado, em nossos dias eles mantêm seu poder porque podem transmitir eventos caros, como filmes, eleições, campeonatos ou eventos esportivos, shows, que exigem muito dinheiro para serem montados.
Mas os curiosos que assistem a esses eventos roubam imagens, momentos, sons, tudo o que produz interesse coletivo, e imediatamente os colocam na Internet, e a grande mídia não tem o privilégio, então os donos de estações de rádio, canais de TV ou jornais , que agora têm concorrência, que chamam de desleal, tentam conquistar ou manter audiências, através de direitos de exclusividade, mas sobretudo fazendo o mundo acreditar que só eles produzem informação verificada, verdadeira, comprovada, que não é verdadeira, produzem informação conveniente, seja para o dono da mídia, seja para o governo, seja para quem financia a mídia através da publicidade.
A publicidade tornou-se a financiadora e reguladora do conteúdo da Internet, do conteúdo da grande mídia. Mas a publicidade tornou-se mentira, engano, persuasão, repetição desde os dias da corrida dos medicamentos patenteados nos Estados Unidos. tornou-se uma religião nos tempos de Hitler quando o nazismo pregava que uma mentira repetida milhares de vezes se tornava verdade. O marketing, como agora é chamada essa nova religião concebida como a arte de vender, é algo que existe desde que o comércio existe, mas hoje inclui desde a construção de grandes shopping centers até grandes campanhas publicitárias. A publicidade que é montada em nosso conteúdo de internet o distorce, assim como as más empresas distorcem a imagem de qualquer homem ou mulher, tornou-se as rédeas que dirigem as massas humanas.
Mas o tempo que agora virou moda, como a moda do consumo de drogas que estamos vivendo, assim como antes da moda do alcoolismo, do fumo, ou da moda das roupas, da música. A moda é o que marca o fim do conteúdo da INTERNET ou da mídia. O problema é que a moda é uma invenção humana, que transcende fronteiras, que produz atração e repulsa ao mesmo tempo, a moda persiste enquanto vigorarem as forças de atração, que tem a ver com as necessidades das pessoas de uma só vez. , quando essas necessidades mudam, as forças de atração mudam e a moda muda. Mas a publicidade tornou-se uma criadora de necessidades.
Este é o drama que vive o conteúdo da Internet, que embora possa ser mantido na nuvem por séculos, é transitório, sofre mutações, muda incontrolavelmente, o que nos faz rir ou chorar agora, não amanhã, o que nos diverte agora Não amanhã, que é muito bom, porque dá ao engenho humano a oportunidade de renascer todos os dias, crescer e até multiplicar-se.
Hoje a Internet é uma selva muito perigosa para os clientes, ou para os internautas, é um lugar onde as formigas, apesar de pequenas, são tão perigosas quanto as onças, onde até governantes poderosos podem sucumbir, assim como crianças inocentes ou adolescentes, é é uma arma de guerra, bem como uma ferramenta de estudo.
É que agora o diabo sabe mais pela internet e pelo celular do que pelo diabo.
,
Comentarios
Publicar un comentario